Qual a razão do voto e por que devemos escolher bem nossos candidatos?


O voto deve ser a manifestação livre de cada cidadão, por isto precisamos votar de maneira livre e consciente. Costumam dizer que “cada povo tem o governo que merece!” Será realmente? Nem todos devem pensar assim, e realmente acredito que nem todos pensam assim.

Amanhã, é dia de realizarmos a nossa escolha. Estamos diante de uma eleição na qual elegeremos nossos governantes – Presidente e Governador – além dos representantes no Congresso Nacional.

O momento é extremamente importante para o Brasil, e para nossos destinos. É preciso escolher bem, analisando seriamente a história de cada candidato e, especialmente, não votando em candidatos que respondam a processos judiciais ou que tenham contas a ajustar com a Justiça.

Diariamente nos foi apresentado um novo cenário, novo enredo, e novas promessas, porém os atores na maioria são os mesmos. Muitos discursos e muitas promessas foram renovados. Agora é hora de refletir, analisar e julgar. Em muitas cenas os personagens e o palco são iguais. Assistimos os mesmos atores.

Faço uma pergunta a você leitor, que no domingo será um eleitor: será que você recorda em quem votou? Vamos lá, faça um esforço. Lembrou? Caso ainda lembre, recorda das promessas que seu candidato fez? Tem noticias se essas promessas se transformaram em projetos, em ações?

Deixe eu lhe fazer uma nova indagação: Amanhã, quando você for exercer a sua cidadania, o seu direito de voto – livre e soberano – será que você o fará com consciência?

Ainda é tempo de pensar. Que tal iniciar agora uma análise sobre cada candidato – principalmente aqueles que você ajudou a eleger há quatro anos. Você ainda se lembra do que ele prometeu? É possível que sim.

Pergunto a você eleitor-cidadão: Onde estava o seu candidato quando a sociedade brasileira mobilizou-se para a aprovação da lei que combate a compra de votos? Onde estava o seu candidato quando as instituições se uniram para colher assinaturas para aprovação do projeto de iniciativa popular que instituiu a exigência para o candidato ficha limpa? Você procurou saber se quem você elegeu participou dessa mobilização? Sabe dizer se ele também assinou o projeto? A população brasileira vem demonstrando que mudanças são necessárias. Observem que da participação popular nasceram duas leis importes.

O eleitor deve ter algumas preocupações quando for exercer o direito de voto. Dentre as preocupações, podemos destacar: Uma – votar num candidato ficha limpa. Duas – não votar em quem tenta comprar o seu voto. Fique atento!

Quando efetivamente exerceremos o nosso direito de voto livremente? Quando teremos eleições livres e limpas? É preciso reagir e mostrar que eleição se faz com proposta, projetos e principalmente, compromisso com a ética e a verdade. É preciso despertar nas pessoas a consciência para a valorização do voto, pois voto não tem preço, tem consequência.

Conversando com algumas pessoas, convidei-as e alertei-as para a necessidade de exercer o direito do voto. Elas de pronto responderam: não vamos votar! No mesmo instante retruquei e disse-lhes da importância do voto, argumentando que é fundamental exercer o direito de voto, participar da vida eleitoral do país, escolher os nossos representantes, contribuir na escolha dos nossos futuros governantes. Finalizei dizendo “vamos exercer a democracia através do voto”!

É momento de refletir, meditar, e principalmente de exercer a cidadania. Não esqueça que o seu o voto é a sua arma! Aos candidatos que irão se apresentar no dia da eleição tentando comprar o seu voto, você deve denunciar e não votar! Diga a ele: meu voto não tem preço! Meu voto é consciente!

Seja você, seja cidadão. Escolha de forma consciente aquele que não quer comprar o seu voto e tenha uma história da qual você pode se orgulhar.

Portanto, finalizo com as palavras de Thiago de Melo: “como sei pouco, e sou pouco, faço o que me cabe me dando inteiro. Sabendo que não vou ver o homem que quero ser”.

Paulo Eduardo Teixeira
Presidente da OAB/RN
presidencia@oab-rn.br

Anúncios

2 comentários sobre “Qual a razão do voto e por que devemos escolher bem nossos candidatos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s