Solicitação de material informacional para BCZM pode ser feita até dia 31


A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, recebe solicitações de material informacional para o primeiro semestre deste ano até o próximo sábado, 31. As solicitações podem ser feitas por toda a comunidade universitária através das plataformas online. Estudantes e docentes, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e servidores, pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

Os materiais solicitados incluem qualquer tipo de mídia: desde livros e periódicos a mapas, CDs, DVDs e fitas VHS. De acordo com Thiago Araújo, chefe do setor de compras da BCZM, a comunidade é livre quanto aos títulos que deseja solicitar, porém atendo-se a um exemplar de cada tipo.

A triagem do material solicitado é feita pelo setor de compras e aquisições da BCZM. No caso dos alunos, as solicitações são enviadas aos coordenadores de curso, que analisam se o material é realmente necessário para o estudante. Já nas solicitações dos docentes, a biblioteca analisa o número de exemplares pedidos e a demanda de cada curso.

“Alguns professores solicitam um livro para cada aluno, mas nós não podemos acompanhar essa demanda. Para uma perspectiva mais real, seguimos as orientações do MEC, que define prioridade para alguns cursos, como Medicina e Direito”, explica Thiago. Ainda de acordo com o chefe do setor, quando a demanda é muito grande, a biblioteca solicita um exemplar para cada grupo de seis alunos.

Neste semestre, o período de solicitação acontece por todo o mês de março, com campanhas de orientação e divulgação para os estudantes. “O nosso principal problema tem sido a falta de conhecimento por parte da comunidade. É preciso que todos conheçam o direito que têm de solicitar o material necessário para sua formação”, afirmou Thiago.

Solicitação

O aluno que deseja fazer uma solicitação deve acessar o menu discente através do SIGAA. Após o login, acessar a aba “Biblioteca”, seção “Compra de livro” e clicar em “Solicitar Compra de Livro”.

O aluno será redirecionado para o SIPAC. Nesta tela, poderá visualizar as requisições que fez – se já tiver realizado alguma – e as requisições feitas por outros alunos no botão à direita.

A partir desse menu, o estudante pode escolher entre os diversos tipos de mídia, se é de origem nacional ou internacional, preenchendo as informações de descrição do material.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s