Pela abertura da Comissão da Verdade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Meu Brasil
Que sonha com a volta
Do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete

Chora
A nossa Pátria
Mãe gentil
Choram Marias
E Clarisses
No solo do Brasil

Mas sei
Que uma dor
Assim pungente
Não há de ser inutilmente
(O Bêbado e a Equilibrista)

O Brasil não conhece o Brasil. Num tempo de páginas infelizes de nossa história, as mãos distantes do peito e a súbita impressão do incesto são passagens desbotadas na memória das novas gerações. Retratos sem cores, recados sem vozes. Mães que apenas queriam embalar os seus filhos, que hoje habitam a escuridão do mar.

É necessário compreender o período da ditadura para reconhecer os seus resquícios no que persistiu ao tempo e assomou-se ao autoritarismo e à violência em nossa realidade. Para compreender o hoje é preciso estar ciente das engrenagens da História que nos trouxe até aqui, nesta imensa roda-viva, roda gigante.

Feita por homens que nadaram contra a corrente até não poder resistir, com um saldo de centenas de professores e estudantes expulsos, presos, mortos ou desaparecidos, as Universidades brasileiras foram extremamente atingidas pela repressão da ditadura brasileira.

A Universidade, desenvolvida para pensar o Brasil e seu povo como problema, deve resgatar a História enquanto espaço de efervescência, questionamento, crítica e empoderamento dos rumos da nação.

Dotada de autonomia, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte deve vincular-se ao compromisso de examinar e esclarecer todas as graves violações aos Direitos Humanos ocorridas durante a ditadura militar – para que não se esqueça, para que não se repita.

O Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti convida a Magnífica Reitora, por meio desta formalidade de abertura da VII Aula Magna do Curso de Direito da UFRN a instaurar a Comissão da Verdade dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Até que tudo cesse, nós não cessaremos.
Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s