Bibliotecas da UFRN abrem temporada para compras de material informacional


Durante todo o mês de setembro, permanecerá aberta a quarta temporada de solicitação de material informacional para o Sistema de Bibliotecas (SISBI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Livros, revistas, CDs, DVDs e partituras fazem parte da lista dos itens que podem ser indicados para aquisição.

 Os títulos solicitados devem constar nas bibliografias básicas ou complementares registradas nos planos de cursos cadastrados.

Os pedidos são encaminhados através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no caso de docentes e discentes, ou do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) para os funcionários técnico-administrativos.

A meta de crescimento do acervo informacional do SISBI para 2012 foi projetada em 5,2%, percentual esse que já foi atingido na terceira temporada de compras deste ano.

Atualmente as 19 bibliotecas que compõem o SISBI possuem mais de 500 mil itens de material informacional disponíveis para a comunidade acadêmica.

Os materiais adquiridos são direcionados às bibliotecas de acordo com a origem das requisições. Para a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), neste ano, foram encaminhadas quase 50 mil solicitações.

Após o fechamento de cada temporada, os pedidos são analisados e posteriormente encaminhados ao Departamento de Material e Patrimônio (DMP) para compra.

Na análise, são observados critérios como quantidade de material já disponível no acervo, atualização das edições, condições físicas e número de exemplares por alunos.

Mais de 30 mil itens solicitados já foram atendidos, resultado das temporadas anteriores, o que representa a execução do recurso disponibilizado pelo Governo Federal de R$ 1,2 milhão.

A proporção entre número de livros disponíveis para as disciplinas pela quantidade de alunos é determinada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação.

As solicitações realizadas pelos alunos necessitam da homologação dos coordenadores de cursos, para posteriormente serem analisadas pela BCZM e encaminhadas para compra.

O prazo para solicitar materiais é até 30 de setembro.

Fonte: Portal UFRN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s