França substituirá os termos “pai” e “mãe” do Código Civil


Após a promessa de campanha sobre a legalização o casamento gay na França, o governo socialista de François Hollande quer abolir o uso das palavras “mãe” e “pai” de todos os documentos oficiais.

Segundo a medida, que tem atraído reações hostis das principais instituições católicos da França, a palavra “progenitor” seria usada em cerimônias de casamento para todos os casais, independentemente de sexo. O texto da nova lei, que ainda está em fase de projeto, afirma que “o casamento é uma união de duas pessoas do sexo oposto ou do mesmo sexo”.

Todas as referências a palavra “pai” do Código Civil francês seria suprimida e substituída pelo termo “progenitor”. As mudanças na lei francesa também vai dar aos casais gays os mesmos direitos de adoção do que seus colegas heterossexuais.

Falando ao diário católico “La Croix”, o Ministro da Justiça francês, Christiane Taubira, disse: “Quem pode dizer que um casal heterossexual vai cuidar de uma criança melhor do que um casal gay, ou que irá garantir as melhores condições para o desenvolvimento a criança? O que é certo é que o interesse da criança é uma grande preocupação para o governo.”

Em agosto, a Igreja Católica da França enfureceu ativistas do movimento gay por conta de uma controversa “Oração para a França” , que foi lida nas igrejas católicas francesas. Na semana passada, o chefe da Igreja Católica francesa, Cardeal Philippe Barbarin, jogou mais lenha na fogueira ao garantir aos seus seguidores que o casamento gay pode levar ao incesto ou à poligamia.

De certo mesmo, é que estamos vendo grandes avanços na questão dos direitos dos cidadãos LGBTs em outros países, principalmente na Europa. Enquanto isso aqui…

Fonte: Nossos Tons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s