Professor de Direito da UFRN envia pedido de desculpas e retratação aos alunos e alunas


O professor Carlos Wagner Dias Ferreira, o qual havia sido alvo de uma nota de agravo emitida pelo CAAC por causa de uma mensagem enviada aos alunos através do SIGAA, em que  “direcionou um inaceitável discurso ameaçador, autoritário e antipedagógico a seu alunado, atingindo de maneira particular e ainda mais gravosa uma estudante do curso “, enviou nesta hoje mais uma mensagem às suas turmas, desta vez com um pedido de desculpas e retratação. Leia abaixo:

Pedido de desculpas e retratação

Prezados alunos e, em especial, aluna Aline Quintanilha,

conforme deliberado ontem na plenária do Departamento de Direito Privado e a pedido do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, venho, por meio do mesmo veículo comunicativo, pedir desculpas a Aline Quintanilha e aos alunos dos turnos matutino e noturno dos módulos de Autocomposição de Conflitos e de Peças Extrajudiciais e me retratar do que disse em mensagem anteriormente enviada por mim.

Não tive qualquer intenção de retaliar, perseguir ou intimidar a aluna referida nem os alunos. Quando disse que o nome de Aline Quintanilha ficaria em minha memória não foi para me vingar ou transformá-la em minha inimiga ou perseguida, seja dentro ou fora da Universidade. E a suposta “ameaça”, assim considerada, longe de pretender castrar qualquer direito, foi no único intuito de parar de receber milhares de mensagens que chegavam diariamente dando conta de minha ausência à sala de aula, mesmo estando ciente, consciente e convicto de que me encontrava rigorosamente dentro da legalidade administrativa.

Graças a Deus não tenho inimigos, nunca tive instaurado processo administrativo contra mim em minha vida, a não ser este que gerou todo esse inesgotável e perene constrangimento para mim (essa mácula perseguirá toda a minha existência), nunca fui representado no exercício da judicatura, sempre sacrifiquei a minha vida pessoal em prol da docência e da magistratura. Amo verdadeiramente ensinar e a sala de aula. Sempre foi o meu tablado predileto. De longe mais importante e mais gratificante do que o ato de julgar o semelhante, decidir a sua vida e o seu destino.

A violência jurídica a que fui submetido no desenrolar deste caso não tem precedentes na história da UFRN.

Nunca esqueço da lição de Chico Xavier, quando certa vez disse: “As pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez…
Mas elas nunca esquecerão …Como você as fez sentir”.

De qualquer sorte, tenho certeza de que, um dia, mais cedo ou mais tarde, a minha caminhada se cruzará com a de Aline para desfazermos pessoalmente esse malentendido e possivelmente, ainda no palmilhar de Chico Xavier, até rirmos disso tudo que nos aconteceu.

Forte abraço a Aline e aos demais alunos das turmas,

Carlos Wagner

Um comentário sobre “Professor de Direito da UFRN envia pedido de desculpas e retratação aos alunos e alunas

  1. Juscelino Silva de Araújo disse:

    Ótimo! Aplaudo a atitude madura e humilde do professor. Mas quem pedirá desculpas à ele por tudo o que ele passou? A preocupação de cuidado é somente com a aluna ou alunos? Quem está preocupado com o coração ferido e magoado do professor? Fica assim mesmo, por conta dele?

Deixe um comentário

