Mesa Redonda: “Experiências no enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil e nos Estados Unidos”, segunda dia 09/12


mesa redonda_CAACO Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti convida a toda comunidade acadêmica para participar da Mesa Redonda: “Experiências no enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil e nos Estados Unidos”, a qual será realizada na próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro, às 17h00 na Sala F1 (setor de aulas I da UFRN).

O combate à violência contra a mulher é uma bandeira de luta elementar nas sociedades do mundo inteiro, inclusive com uma data simbólica tendo sido escolhida por movimentos de mulheres como uma homenagem às irmãs Mirabal, assassinadas em 1960 pela ditadura de Trujillo, na República Dominicana. Assim, temos o dia 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher.

É necessário refletir sobre a razão de tal data existir, necessário pensar como se dão as relações de gênero em nossa sociedade e como isto se reflete nas violências sofridas pelas mulheres. Violências no plural por estas ocorrerem em ambientes e formas diversas, atingindo as mulheres enquanto gênero e também nas suas individualidades.

Para trazer tal reflexão, em consonância com a campanha nacional das Mulheres da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED), foram convidados:

– Profª Érica Canuto: promotora de Justiça do RN, Coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NAMVID) e professora do Departamento de Direito Privado da UFRN.

E diretamente de Maine, Estados Unidos:
– Faye Luppi: Diretora do projeto de parceria de intervenção na violência, uma resposta coordenada à violência doméstica no Maine, no Condado de Cumberland, Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade do Maine e ex promotora pública
– Shawn Lagrega: Diretor adjunto do Serviço de pré-julgamento Maine, que opera programas de condenação em 11 dos 16 condados no Maine.
– Andre Janelle: Juiz de Direito desde 1986. Ex procurador-geral adjunto para o Estado do Maine.
– Karen Wentworth: Diretora de serviços de prevenção e supervisora do Programa de prevenção de abuso jovem adulto (YAAPP) e dos serviços de crise familiar, Mestre em artes e em educação e doutora do Ministério e Ex professora de Família, Saúde e Consumidor em Connecticut e Sanford, Maine

Nesta segunda-feira, 09/12/2013, às 17h na sala F1 (setor I)

Contamos com sua presença!
Certificado de extensão via SIGAA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s