8 de março – Dia Internacional da Mulher


Flores, bombons, felicitações, elogios, homenagens. No dia de hoje, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, tudo isso não foi suficiente. Mas por quê? O que é que, de fato, se celebra nesse dia? E por que as mulheres foram e estão sendo parabenizadas? Por seus corpos torneados? Por suas mãos delicadas que cuidam de seus maridos e filhos? Pelos braços suados que varrem o chão? Pela satisfação de ser como um troféu na mão de seus companheiros? Não. Hoje é o dia em que elas podem se orgulhar de todos os muros que derrubaram, de todos os fortes construídos, e do caminho que conseguiram traçar até aqui através da luta. Hoje é dia de comemorar os avanços, olhando para trás com satisfação e para frente com garra e vontade. Hoje é dia de celebrar o grito de uma parcela da sociedade que foi e é silenciada.

Enclausurada em casinhas de bonecas, presas em corpos perfeitos e inatingíveis das barbies, asfixiadas pelos ciúmes de seus parceiros, enroladas em panos que sobram, sufocadas em espaços que faltam. Silenciadas. Silenciadas nos encontros da família, nos espaços políticos, nas páginas dos livros, no ambiente de trabalho, nas salas de aula, nos corredores da universidade.

Sabendo de todas as dificuldades que as mulheres enfrentam dentro do espaço universitário, desde a falta de assistência às mães, até as piadinhas dentro das salas de aula e o assédio que sofrem no estágio ou no trabalho, o Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, além de parabenizar as mulheres estudantes e trabalhadoras pela luta histórica travada, convida a todas e todos solidários com as pautas feministas, a agregarem suas vozes e se juntarem a nós nessa luta, simbolicamente representada neste dia – o dia no qual mais de 120 mulheres operárias foram carbonizadas em represália a um movimento que faziam para conseguir salários equiparados aos dos homens-, mas que perdura diariamente na vida dessas mulheres.

1794528_693034974095393_1539705500_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s