#DemocratizaçãodaMídia Para garantir maior Pluralidade e pelo Fim do Monopólio


10997192_848295698564669_4929997884028922604_n

Via: Guerrilha GRR

Imagine se apenas 6 famílias controlassem toda a mídia televisiva no Brasil. Você acha que teríamos liberdade real de imprensa ou que poderíamos chamar isso de liberdade de informação? É claro que não. Pois é, isso é o que já acontece no Brasil hoje.

As 6 famílias, Civita (Grupo Abril), Marinho (Grupo Globo), Frias (Grupo Folha), Saad (Grupo Bandeirantes), Abravanel (Grupo Silvio Santos) e Sirotsky (RBS), são os clãs que comandam o oligopólio midiático no Brasil. Segundo estudo concluído em 2005 pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), só os grupos Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV! e CNT controlam cerca de 80% do sistema brasileiro de televisão, e isso ocorre porque o Estado sempre privilegiou os mesmos grupos os presenteando com várias outorgas, ao invés de fiscaliza-los e distribuir melhor as concessões de radiodifusão. Dá pra dizer que isso é democrático? Vivemos uma verdadeira ditadura na mídia, onde algumas famílias decidem a linha editorial, cultural e política de tudo o que vemos na TV. Isso acontece porque não há, no Brasil, nenhuma lei que regulamente nosso sistema de radiodifusão, distribuindo melhor essas concessões, para impedir esse tipo de monopólio e tornar a mídia mais democrática. Isso jamais pode ser confundido com censura, é democratização.

É POSSÍVEL DEMOCRATIZAR A MÍDIA

A concentração dos meios de comunicação impede a diversidade informativa e cultural e afeta a democracia. O controle remoto em si não dá liberdade se do outro lado não houver pluralidade. Pensando em mudar essa situação, entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais se organizaram para encaminhar um Projeto de Iniciativa Popular pela Democratização das Comunicações, para estabelecer regras que inibam qualquer forma de concentração, regulamentando o artigo 220 da Constituição Federal, que proíbe monopólios e oligopólios diretos e indiretos. A marca de 1 milhão e 300 mil assinaturas colocará o projeto em debate no Congresso Nacional. Já conseguimos mais de 100 mil e agora o projeto poderá ser assinado pelo site oficial da campanha.

ASSINE!!

Se você apoia e quer que a mídia seja mais democrática, assine o projeto no link abaixo, compartilhe com seus amigos, converse sobre o tema com sua família e espalhe nas redes sociais. Vamos pressionar o Congresso Nacional a democratizar a comunicação em nosso país!

» http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/assina.php

#ParaExpressarALiberdade #DemocratizaJá#LeiDaMídiaDemocrática

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s