#DemocratizaçãodaMídia Para estimular a produção Regional e Independente


10469822_849672185093687_2452767653259609537_n

Via: Guerrilha GRR

Quando você assiste os grandes canais de televisão, quantos sotaques você identifica? Quantas culturas diferentes você reconhece? Ou será que, no Brasil, todas as regiões tem o mesmo sotaque, os mesmos costumes e a mesma cultura?

É claro que não. O Brasil, por suas proporções continentais, tem uma das mais ricas diversidades culturais do mundo. E pouco conhecemos dessa riqueza, já que nos grandes veículos de comunicação a produção audiovisual do Sudeste é transmitida para todo o país como “cultura nacional”, matando a potencialidade da produção regional. Acontece o mesmo quando esses veículos priorizam transmissão de conteúdo estrangeiro em detrimento de conteúdo nacional, produzido nos mais diversos cantos do Brasil. Sem espaço, a produção nacional, regional e independente (não ligada aos oligopólios) vai definhando.

Para mudar isso, entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais se organizaram para encaminhar ao Congresso Nacional um Projeto de Iniciativa Popular pela Democratização das Comunicações, que visa, entre outras coisas, regulamentar o artigo 221 da Constituição, com a garantia de cotas de veiculação de conteúdo nacional e regional onde essa diversidade não se impõe naturalmente. O novo marco de regulamentação da mídia deve contemplar também políticas de fomento à produção, distribuição e acesso a conteúdo nacional independente, com a democratização regional dos recursos, desconcentração dos beneficiários e garantia de acesso das mulheres e da população negra à produção de conteúdo. Essa medida deve estar articulada com iniciativas já existentes no âmbito da cultura, já que, ao mesmo tempo, combate a concentração econômica e promove a diversidade de conteúdo.

ASSINE!!

Se você apoia e quer uma mídia mais democrática, assine o projeto no link abaixo, compartilhe com seus amigos, converse sobre o tema com sua família e espalhe nas redes sociais. Vamos pressionar o Congresso Nacional a democratizar a comunicação em nosso país!

» http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/assina.php

#ParaExpressarALiberdade #DemocratizaJá#LeiDaMídiaDemocrática

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s