#DemocratizaçãodaMídia Para Fortalecer as TVs e rádios comunitárias


11024623_849164545144451_4672781575019237469_n

Via: Guerrilha GRR

Já pensou se liberdade de comunicação fosse só a liberdade de ouvir e nunca poder falar? Seria bizarro, né? Pois é, é isso o que acontece de fato no Brasil.

Em nosso país, o direito à comunicação resume-se ao direito de ouvir o que os grandes veículos tem a nos dizer. Como esses veículos continuam concentrados nas mãos de pouquíssimas pessoas (grandes empresários e políticos), isso significa que essas pessoas tem o enorme poder de nos empurrar goela abaixo tendências culturais, orientações políticas e posições ideológicas. Na prática, isso quer dizer que hoje nosso direito à expressão e comunicação é censurado para que alguns barões do setor sejam beneficiados e monopolizem as concessões dos serviços de comunicação.

Para garantir a todas as pessoas não apenas o direito de se informar por veículos de comunicação, mas também o direto de se comunicar por seus próprios veículos, entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais se organizaram para encaminhar ao Congresso Nacional um Projeto de Iniciativa Popular pela Democratização das Comunicações. A nova legislação deve garantir a estruturação de um sistema comunitário de comunicação, de forma a reconhecer e fortalecer rádios e TVs de finalidade sociocultural geridos pela própria comunidade, sem fins lucrativos, abrangendo comunidades territoriais, etnolinguísticas, tradicionais, culturais ou de interesse.

A lei deve prever mecanismos efetivos para impedir o aparelhamento dos meios comunitárias por grupos políticos ou religiosos. É também fundamental o fim da criminalização das rádios comunitárias, garantindo a anistia aos milhares de comunicadores perseguidos e condenados pelo simples exercício da liberdade de expressão e do direito à comunicação.

ASSINE!!

Se você apoia e quer uma mídia mais democrática, assine o projeto no link abaixo, compartilhe com seus amigos, converse sobre o tema com sua família e espalhe nas redes sociais. Vamos pressionar o Congresso Nacional a democratizar a comunicação em nosso país!

» http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/assina.php

#ParaExpressarALiberdade #DemocratizaJá#LeiDaMídiaDemocrática

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s