FONAJUNE e SEPPIR dialogam sobre demandas da Juventude Negra brasileira


Via: FONAJUNE – Fórum Nacional de Juventude Negra

Representantes do Fórum Nacional de Juventude Negra (FONAJUNE) estiveram reunidos na ultima sexta-feira (26) com a Ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR, em Brasília, para discutir relações de parceria e dialogar sobre os crescentes e alarmantes índices de assassinatos de jovens negros no Brasil. Na oportunidade, foi apresentado o histórico de atuação do Fórum que, desde 2008, apresenta-se como um importante espaço político de articulação no combate ao racismo e o extermínio da juventude negra.

O FONAJUNE levou a preocupação com os altos índices de assassinatos de jovens negros no Brasil, a exemplo do mais recente caso na comunidade do Cabula em Salvador/BA, o qual 12 jovens negros foram mortos pela policia baiana. A juventude cobrou da ministra que a SEPPIR tenha um papel mais estratégico e enérgico na articulação com o Governo Federal, no sentido de barrar as mortes de jovens negros, através de uma maior atuação junto aos órgãos de controle das policias, bem como maior mobilização para a aprovação do PL 4471/2012, que acaba com o chamado “Auto de Resistência”, e o fortalecimento do Plano Juventude Viva – Plano de Enfrentamento a Violência Contra a Juventude Negra.

O encontro também teve por objetivo estreitar relações com a SEPPIR no sentido de firmar parceria para a realização do 2º Encontro Nacional de Juventude Negra – ENJUNE. Nilma informou que prezará pelo amplo diálogo com os movimentos sociais, por uma gestão democrática e participativa, articulando ações transversais com os outros 38 ministérios, as quais a juventude negra será uma das prioridades estratégicas do órgão e que tem a intenção de aprimorar o Plano Juventude Viva e desenvolver ações de combate a mortalidade de jovens negros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s