Sobre a Situação de Caos do Sistema Penitenciário do RN


Diante do “caos” instalado e dos áudios aterrorizantes sobre a situação em Natal, não tenho como ficar calada…

Quem me conhece sabe que faz um tempinho que ando pesquisando, trabalhando e procurando fazer minha parte no que diz respeito à população carcerária. E, diante de tudo que venho presenciando nesta pequena jornada pelos presídios do RN, posso constatar que a situação de hoje não me surpreende. Ela só demonstra o que vem sendo pedido faz tempo… Ah, como faz!

Foi com com a greve de fome do ano passado que realmente percebi a assustadora situação de abandono do sistema carcerário potiguar. Diretores são como deuses… Passam por cima de inúmeros direitos, garantias não só dos apenados como também dos familiares. A violência cíclica que ocorre no cárcere é chocante. Mas mesmo assim manifestações foram feitas antes do estopim de hoje. Diversas…

Semana passada foi o ponta pé inicial pedindo a mudança na direção de alcaçuz. Praticamente tudo foi tentado pelos apenados. Desde conversas até a representação por meio dos seus familiares na SEJUC. Mas só agora que a população civil tomou noção dos pedidos que há anos estão em pauta! Por que só se percebe os presos quando estes agem com violência? Por que exigimos que eles sejam pacíficos quando nós patrocinamos e nos fingimos cegos para tudo permeia a situação? Não queremos ver! Eles estão errados…

Sempre, ne? Mas que tal parar e pensar que antes das violações que eles nos provocam (direta ou indiretamente), eles mesmo já tiveram centenas de direitos violados que nós jamais iremos ter…

Só espero que não precisemos esquecê-los tanto para acontecer de novo o que está acontecendo hoje: um sopro de indignação.

*Texto escrito pela aluna do Curso de Direito da UFRN, Maria Beatriz Maciel – 5º Manhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s