Projeto Político Pedagógico do Curso – PPC


O atual Projeto Político-Pedagógico (criado em Agosto de 2006) resultou de discussões coletivas realizadas no âmbito do Curso de Direito, através de seus departamentos e colegiado do curso, de estudos e reuniões que culminaram com a participação da Pró-Reitoria de Graduação, que assessorou a comissão de elaboração nas diversas etapas do trabalho.

Para isto, contamos com a participação de docentes e discentes que enriqueceram as discussões estabelecendo contatos sistemáticos com outras instituições de ensino da área de direito assim como, na análise de documentos saídos de encontros realizados pelas várias instituições comprometidas com a reformulação do currículo e a qualidade do ensino jurídico no Brasil, entre outras a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Após várias reuniões foi constituída uma Comissão de professores e representante acadêmico para a elaboração do PPP obedecendo a Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as diretrizes curriculares para os cursos de Direito e os termos da Resolução nº. 9, da Câmara de Educação Superior.

No decorrer das discussões foi de fundamental importância o relatório feito pela Pró-Reitoria de Planejamento quando da auto-avaliação do curso de direito – oficina de trabalho – feita pelo Programa de Avaliação da Universidade Brasileira (PAIUB) cujos resultados permitiram considerações no diagnóstico e no redimensionamento do curso.

Assim, durante o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico do curso de direito da UFRN fizemos vê a todos, professores e representantes discentes, que a proposta não se constitui num documento formal, feito para representar um sentimento e em seguida arquivado para posterior reformulação. Sua realização é um desafio para todos e dependerá do entusiasmo e do compromisso de cada um, bem como da capacidade de desapego das fórmulas cômodas.

Considerando-se as novas políticas de graduação é fundamental o compromisso do colegiado e departamentos do curso na fiscalização da implantação da nova proposta tendo em vista às proposições assumidas neste projeto. Sabemos que existe uma distância entre um documento formal e sua aplicação no entanto, tratando-se de um projeto que pretende modificar uma realidade, não podemos deixar de considerar as adversidades, as condições de trabalho oferecidas aos professores, servidores e administradores da instituição.

O desafio é para todos, a abertura para uma nova concepção pedagógica requer cursos de qualificação para o corpo docente, autoavaliação, avaliação continuada no que diz respeito a formação do profissional do direito assim como condições materiais e humanas para a condução das propostas.

Nesse sentido procuramos adequar a estrutura curricular à nova realidade social, ao desenvolvimento tecnológico e as condições do mercado, de forma que o profissional do direito possa atuar com ética e moral naquilo que se propõe a realizar.

Projeto Político Pedagógico: Baixar Arquivo

Detalhes da Estrutura Curricular 04A – Noite, Criado em 2010 Ativa
Detalhes da Estrutura Curricular 04A – Manhã, Criado em 2010 Ativa